terça-feira, 30 de outubro de 2007

CONVERGÊNCIA


Postado por Thiago Queiroz

Com o advento dos avanços tecnológicos, ocorridos principalmente no século XX, a humanidade transformou-se drasticamente. E o principal elemento desta transformação foi a área de comunicação. Necessidade “básica” do ser humano, a comunicação, está presente desde os primórdios da humanidade. Dos antigos escritos em paredes de cavernas aos atuais mecanismos de comunicação, o homem busca interagir com o seu semelhante, informando e procurando receber informação.
Em tempos atuais, o domínio da informática norteia o rumo das comunicações, sendo a internet a sua principal ferramenta. Diante deste quadro, verificamos uma tendência cada vez mais pertinente ao mundo contemporâneo: a convergência. Palavra aplicada desde a década de 1990 para definir o que seria o desenvolvimento tecnológico voltado para a integração de textos, números, imagens, sons e diversos elementos mídiaticos. Citado no livro "Uma história social da mídia”, de Asa Briggs e Peter Burke, como um “casamento perfeito” entre os computadores e as telecomunicações.
Mas, afinal de que forma somos afetados com este fenômeno? Simplesmente em tudo! Mas será que não seria exagero dizer tudo? Em tempos atuais, não. Desde a fabricação de uma simples roupa ao controle do tráfego aéreo de um país, a convergência está presente como a principal protagonista do mundo das comunicações. Ao cidadão do século XXI, pode-se passar despercebido sobre a sua existência. Mas podemos identificá-la quando separamos seus principais elementos como, por exemplo, o telefone, o rádio, o correio, a imprensa, a televisão, entre outros. Cada um destes meios citados, tiveram a sua origem de formas diferenciadas, porém, com um objetivo em comum: comunicar. Com certeza, a grande “revolução” para a interação destes meios ocorreu com o a percepção do potencial da computação. Antes, considerados apenas como máquinas de calcular, os computadores exerceram, e ainda exercem, um papel fundamental, não somente para os canais de informação, mas para todos os tipos de serviços, que tomaram novas formas de utilização. A habilidade que a informatização possui em representar tudo digitalmente em “zeros” e “uns”, transformou os meios de comunicação. Com isso, consequentemente, o conteúdo não determinaria mais os meios de transmissão.
O rebuliço de um novo “mundo” que surgia, trouxe diversos questionamentos quanto as possíveis alterações que iria causar nas mídias tradicionais. Muitos afirmavam que a convergência iria eliminar meios como, por exemplo, o rádio, a imprensa e os correios. O que ocorreu foi justamente uma adaptação destes para a nova situação que surgia, eles foram “forçados” a se reformular. A mídia, sem dúvida, foi um dos principais focos da convergência. Contudo não foi o único. Nós, seres orgânicos também fomos modificados. No final da década de 1980, a American Markle Foundation colocou em seu Relatório Anual a seguinte afirmação:

“A convergência da mídia transformou as comunicações... À medida que novos serviços se tornam facilmente disponíveis, eles estão mudando a maneira como vivemos e trabalhamos, e alterando nossas percepções, crenças e instituições. É essencial entendermos esses efeitos para desenvolver nossos recursos eletrônicos em benefício da sociedade”.

Esta afirmação define simplesmente a relevância social deste tema, salientando que não podemos ignorar a amplitude social deste assunto.
Mas, afinal, qual foi o principal provedor, e também produto, desta convergência tecnológica? Sem sombra de dúvida, podemos afirmar que é a INTERNET. Esta rede tão conhecida atualmente, teve um início bastante curioso. Foi fundada em 1957, financiada inicialmente pelo governo Norte-americano, mais especificamente pelo Departamento de Defesa, como uma parte da resposta ao projeto SPUTINIK, da antiga União Soviética. Era chamada de ARPANET. O grande avanço só ocorreu entre setembro de 1993 e março de 1994, quando a já chamada internet, até então dedicada à pesquisa acadêmica, se tornou a rede das redes, abertas á todos.
A partir deste momento o mundo civil e comum conhecia a rede de computadores, a teia no qual modificaria o modo como todos se comunicariam. Onde tudo e todos estariam a qualquer momento e em qualquer lugar. E é através dela, que hoje em dia baseamos a nossa interação com o mundo. Seja por meio do telefone celular, da televisão, ou de outros mecanismos, podemos acessar a multi formas de interação. Nunca a globalização teve tanta conotação e sentido quanto nos últimos anos. A idéia de termos o mundo nas mãos se torna real, resumidos ao teclar de dedos. E a grande tendência é que estejamos, em um futuro não muito distante, conectados á grande rede 24hs por dia, nos informando e passando informações em tempo real, agindo e interagindo. Através de um ou mais mecanismos que nos permitam estarmos sempre on-line. Sejam todos bem-vindos ao século XXI, bem-vindos a era da convergência digital.

Nenhum comentário: