Postado por Paulo Victor
Invento de Samuel Morse provocou uma revolução econômica e de costumes quando surgiu em meados do século 19
A idéia de transmitir mensagens através de sinais visuais ou sonoros é bem antiga. Tribos africanas usavam tambores e tribos norte-americanas usavam sinais de fumaça, sistema semelhante ao adotado pelos romanos. No vasto Império Romano, uma rede de comunicação via fumaça se estendia por cerca de 4.500 quilômetros. Em 1791, o clérigo e engenheiro francês Claude Chappe inventou um sistema telegráfico ótico, batizado de semáforo. Consistia de 120 torres que se estendiam em linha reta atravessando a França de norte a sul, entre Paris e uma ilha no Mediterrâneo. Em cada torre havia um funcionário do sistema, que avistava com um telescópio a mensagem transmitida por uma torre e a passava adiante, para o sinaleiro de outra torre. Consta que em uma hora a mensagem corria o país de ponta a ponta.No século XVII ocorreram as primeiras tentativas de uso eficiente da eletricidade na comunicação. Contudo, a primeira grande revolução das telecomunicações ocorreria apenas no século seguinte, por obra e graça de um artista plástico curioso e cheio de idéias. Samuel Morse, um pintor norte-americano, demonstrou o seu telégrafo em 1838 na Universidade de Nova York. Morse criou um código especial para seu invento, usado até hoje, o Código Morse, a primeira linguagem de máquinas da história. Em 1844 as primeiras linhas foram instaladas nos Estados Unidos, dando pela primeira vez um uso comercial para a eletricidade. Era um mundo já dançando ao ritmo das indústrias, trens e navios movidos a vapor. Um mundo que estava ficando menor e mais veloz.O impacto comercial, social e cultural do telégrafo à época em que começou a se espalhar pelo mundo foi algo igual ou até mais significativo do que o da internet de anos recentes. Tom Standage escreve em The Victorian Internet: The Remarkable Story of the Telegraph and the Nineteenth Century's On-Line Pioneers que a invenção deu origem a modelos de negócios e a novas empresas, acelerando o ritmo comercial da Inglaterra do século XIX. Ao mesmo tempo, como acontece atualmente via internet, novas formas de crime surgiram, assim como novas formas de relacionamentos interpessoal. Havia pessoas que até jogavam xadrez através do telégrafo, revela Standage.O invento demorou menos de uma década para chegar ao Brasil. Em 1852, por ordem do imperador D. Pedro II, um monarca apaixonado por ciências e novidades tecnológicas, Gilherme Schuch, o Barão de Capanema, outro curioso tecnófilo do Império, pôs a funcionar o Telégrafo Nacional, conectando o Palácio Império no Rio de Janeiro ao Quartel General do Exército. Inspiradas na instalação do primeiro cabo telegráfico submarino ligando os Estados Unidos à Europa (o primeiro sistema do gênero ligou a França à Inglaterra através do Canal da Mancha já em 1850), as autoridades brasileiras trataram de planejar algo semelhante para ligar nossos esquecidos rincões tropicais à Europa. Uma companhia inglesa lançou cabos nas águas do Atlântico entre Recife e Lisboa, em 1874. (Paulo Martinelli/ Da Agência Anhangüera)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário