Postado por Paulo Victor
O vapor e a eletricidade ambos foram responsáveis pelo desenvolvimento que o mundo sofreu, pois graças a essas duas fontes de energia as indústrias passaram a ter um numero significativo em suas produções e a criação de ferrovias, navios, carros, fazendo com que a distancia se tornasse apenas mais um obstáculo vencido, colocando o mundo mais unido e dando inicio a um processo de globalização.
A Europa foi o principal cenário desse avanço industrial, pois no momento era o berço do mundo onde as grandes potencias como Inglaterra e Franca tinham uma forte influencia sobre boa parte do planeta e estavam sendo responsável pela transformação econômica do globo. Essa transformação ocorre devido a revolução industrial que teve inicio na Inglaterra e passou por três fazes.
A primeira Revolução Industrial que começou na Inglaterra no fim do século XVIII e depois se espalhou por todo o mundo, no século XIX, teve como principal marca, máquina a vapor, a indústria do aço, e o surgimento das ferrovias,começando assim modificar a vida do trabalhador.
Na segunda Revolução Industrial, que surgiu no século XIX, e é caracterizada pelo aparecimento do aço, energia elétrica, petróleo e indústria química, onde ocorre uma nova presença do trabalhador, não só pelas substituições, como pelas relações no mundo do trabalho, marcadas pela administração Ford.
A terceira Revolução Industrial caracteriza-se por uma acelerada transformação no campo tecnológico com conseqüências não só no mercado de consumo, como também, no modo de organização dos trabalhadores, no modo de produção e na qualificação necessária dos novos trabalhadores e nas relações sociais. Nesta fase surge a microeletrônica, a microbiologia e a energia nuclear, que leva a um grande desenvolvimento da humanidade, mas que a capacidade humana começa a ser substituída por autômatos que eliminam o trabalho humano na produção de serviços.
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário